Pular para o conteúdo principal

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana.

João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João arcoverdense. Também foi um dos agraciados, em 2012, no Concurso Público de Registro do Patrimônio Vivo do Estado, promovido pelo Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e da Secretaria de Cultura. A indicação de João Silva nesse certame foi promovida pelo COCAR - Coletivo Cultural de Arcoverde.

O compositor teve mais de mil música gravadas por vários artistas e os seus maiores sucessos são Prá Não Morrer de Tristeza, Pagode Russo, Danado de Bom, De Fi a Pavi, Forró de Cabo a Rabo, Nem se Despediu de Mim, Sanfoninha Choradeira, Deixa a Tanga Voar.
João teve a sua vida contada no livro "Mestre João Silva - Pra Não Morrer de Tristeza" de autoria do escritor bodocoense José Maria Marques, onde está retratada toda a trajetória artística do compositor arcoverdense.

Aos 78 anos, João Silva continuava compondo rotineiramente e preparava um novo trabalho para ser lançado em 2014. A cidade de Arcoverde está de luto pela partida de mais um filho ilustre.

O corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores do Recife e o sepultamento ocorrerá em Arcoverde, onde o corpo chegará no amanhã (domingo), pela manhã. O cortejo sairá da Câmara de Vereadores às 11 horas para o Cemitério do São Miguel.


João Silva com Kleber Araújo e Zé Maria Marques no lançamento de sua biografia em Arcoverde

Fonte: Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR 

Em defesa dos valores culturais e históricos de Arcoverde e Região.

Nota Joranation: Lamentável e irreparável perda. Entra definitivamente para a história da música brasileira, pernambucana e arcoverdense. Embora tenha ficado no anonimato ou ostracismo durante um longo tempo após a morte do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Somente recentemente resgataram-lhe um pouco do seu valor musical e cultural para Pernambuco e, consequentemente, para Arcoverde.

Comentários

  1. Eliezer De Hollanda Cordeiro
    12:49 (1 hora atrás por e-mail)

    Caro Joran,
    Muitíssimo obrigado pela matéria que você me enviou. Eu ignorava o nome do compositor, portanto autor e de um número impressionante de sucessos musicais, especialmente os cantados por Luiz Gonzaga.
    Abraços
    Eliezer

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...