Pular para o conteúdo principal

Justiça argentina decreta prisão de pilotos de vôos da morte na ditadura militar

videVERSUS: quinta-feira, 2 de junho de 2011


A Justiça argentina decretou nesta quinta-feira (02/06) a prisão preventiva de três ex-pilotos da guarda costeira, de um militar reformado e de um advogado que participaram dos "vôos da morte", nos quais eram jogados ao mar presos políticos durante a ditadura (1976-1983).
O juiz Sérgio Torres formalizou a prisão dos envolvidos por participação em 20 vôos, entre eles um no qual foram lançadas ao mar a freira francesa Léonie Duquet e quatro mulheres da organização humanitária Mães da Praça de Maio. O grupo já estava detido desde 10 de maio passado. A decisão envolve os comandantes da Aerolíneas Argentinas e os militares reformados Enrique José De Saint Georges e Mario Daniel Arru, o militar da reserva e piloto Alejandro Domingo D'Agostino, o ex-suboficial da Marinha Ricardo Rubén Ormello, e o advogado Gonzalo Dalmacio Torres de Tolosa.
Os cadáveres das cinco mulheres, entre elas a fundadora das Mães da Praça de Maio, Azucena Villaflor, foram descobertos em 2005 e enterrados como indigentes em um cemitério de uma localidade da costa de Buenos Aires, onde tinham sido presas no fim de 1977.
Centenas dos 5.000 presos e desaparecidos do campo de extermínio da Escola de Mecânica da Armada (Esma) foram jogados vivos ao mar, nos chamados "vôos da morte". A primeira confissão pública dessa prática foi feita por Adolfo Scilingo, ex-suboficial da Marinha, que foi julgado na Espanha e condenado em 2005 à prisão perpétua.

Fonte: http://poncheverde.blogspot.com/2011/06/justica-argentina-decreta-prisao-de.html

Nota Joranation: Enquanto isso no Brasil ninguém sofreu nada em consequência dos delitos praticados contra civis (estudantes, jornalista, empresários, críticos e entre outros) durante a ditadura militar que vigorou de 1964 até 1985, do século XX. Uma vergonha nacional, e uma declaração expressa de impunidade aos crimes cometidos e, em muitos casos, indenizados com os recursos públicos, e, portanto, com ônus exclusivamente do contribuinte aviltado e agredido pelo Estado infestado de corruptos ativos e passivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar