Pular para o conteúdo principal

Ufal e Semed discutem adequações em polo de Educação a Distância

27/07/2012 - 10h35m
Instituições e Cied avaliam propostas para garantir a qualidade dos cursos ofertados pela UAB
Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió
Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió
Manuella Soares – Jornalista
A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 26, com representantes da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para discutir as exigências apresentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em relação à estrutura do Polo Maceió.
Com a extinção da Secretaria de Educação a Distância, a Capes passou a regulamentar o funcionamento de todos os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está em processo de visita técnica para apontar adequações que visam à qualidade do serviço oferecido. Uma das propostas apresentadas pela Semed foi transferir o Polo de Maceió, que atualmente ocupa o Bloco 14 do Campus A. C. Simões na Ufal, para o Caic Jorge de Lima.
De acordo com o secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro, o local será reformado e ampliado para atender a UAB. Algumas melhorias na biblioteca e a criação de novos laboratórios de informática também estão previstas no orçamento que vai contemplar a estrutura do Caic. “Não pensamos só na acomodação, queremos dar continuidade, ou, ainda, melhorar a qualidade que existe na estrutura da Ufal”, disse.
O Polo de Educação a Distância de Maceió existe desde 2007 no campus e atende quase três mil alunos nos cursos de graduação e pós-graduação, além da formação continuada de professores, por meio do Parfor (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica). Dos 18 cursos ofertados pela Cied, 15 são contemplados em Maceió. Três novos cursos de aperfeiçoamento estão previstos para iniciar em 2013: Letras, com habilitação em Português e Espanhol; Geografia; e Ciências Sociais.
A vice-reitora firmou a parceria da Cied com a Semed e se prontificou em analisar a possibilidade de criar outros cursos para atender a demanda dos docentes do município que ainda não têm graduação, ou necessitam de uma segunda licenciatura para garantir a formação adequada dos alunos.
No mês de agosto, a Capes fará novas visitas de avaliação nos polos de Penedo e Olho d'Água das Flores. Enquanto isso, os polos de Maceió e São José da Laje, já vistoriados, passam pelo processo de adequação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar