Pular para o conteúdo principal

Ufal e Semed discutem adequações em polo de Educação a Distância

27/07/2012 - 10h35m
Instituições e Cied avaliam propostas para garantir a qualidade dos cursos ofertados pela UAB
Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió
Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió
Manuella Soares – Jornalista
A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 26, com representantes da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para discutir as exigências apresentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em relação à estrutura do Polo Maceió.
Com a extinção da Secretaria de Educação a Distância, a Capes passou a regulamentar o funcionamento de todos os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está em processo de visita técnica para apontar adequações que visam à qualidade do serviço oferecido. Uma das propostas apresentadas pela Semed foi transferir o Polo de Maceió, que atualmente ocupa o Bloco 14 do Campus A. C. Simões na Ufal, para o Caic Jorge de Lima.
De acordo com o secretário municipal de Educação, José Mário Carneiro, o local será reformado e ampliado para atender a UAB. Algumas melhorias na biblioteca e a criação de novos laboratórios de informática também estão previstas no orçamento que vai contemplar a estrutura do Caic. “Não pensamos só na acomodação, queremos dar continuidade, ou, ainda, melhorar a qualidade que existe na estrutura da Ufal”, disse.
O Polo de Educação a Distância de Maceió existe desde 2007 no campus e atende quase três mil alunos nos cursos de graduação e pós-graduação, além da formação continuada de professores, por meio do Parfor (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica). Dos 18 cursos ofertados pela Cied, 15 são contemplados em Maceió. Três novos cursos de aperfeiçoamento estão previstos para iniciar em 2013: Letras, com habilitação em Português e Espanhol; Geografia; e Ciências Sociais.
A vice-reitora firmou a parceria da Cied com a Semed e se prontificou em analisar a possibilidade de criar outros cursos para atender a demanda dos docentes do município que ainda não têm graduação, ou necessitam de uma segunda licenciatura para garantir a formação adequada dos alunos.
No mês de agosto, a Capes fará novas visitas de avaliação nos polos de Penedo e Olho d'Água das Flores. Enquanto isso, os polos de Maceió e São José da Laje, já vistoriados, passam pelo processo de adequação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...