Pular para o conteúdo principal

Enc: Res: [ABEE-SP] Materia na Uol - Casa e Imóveis (um perigo)

Caro Edson e colegas do grupo:

Considerações sobre o programa UOL Casa e Imóveis (Chuveiro Elétrico)
Concordo contigo, Martinho, sobre o teu questionamento a respeito de não haver profissional tecnicamente capaz e legalizado para a produção destes vídeos bem como a prática indiscriminada da nossa atividade profissional no ambiente residencial ou doméstico por pessoas como esta.
Vê-se claramente que o indivíduo, o 'Marido de Aluguel' (como ele mesmo faz questão de se denominar e até vestir um jaleco com tal inscrição, e que possui até um sítio na Internet em http://www.maridodealuguel.com/), de nome Valdir Peres, não tem didática adequada e muito menos intimidade com a profissão para ser classificado na reportagem como 'Especialista em Serviços Residenciais'. Que formação profissional tem este indivíduo? Suspeito que nenhuma! Será que ele sabe distinguir disjuntores específicos para cada tipo de aplicação ou uso? Será que ele ao menos tem conhecimento do princípio de funcionamento de um disjuntor? Duvido!
Não precisa ser um profissional muito experiente para logo perceber a inexperiência desse indivíduo, o Marido de Aluguel, bem como a maneira irresponsável como 'orienta' leigos a execução de serviços que envolvem grande risco de choque elétrico, e, pior, numa das situações mais críticas de uma residência qualquer que possua chuveiro elétrico. Equipamentos como este só deveriam serem manuseados por pessoas realmente capazes e sabedoras de todos os riscos envolvidos e inclusive treinadas em técnicas de primeiros-socorros para casos de choque-elétrico e quedas. Então para que serve a NR-10 bem como tantas outras orientações legais para a preservação da vida humana e a garantia do perfeito e correto funcionamento de instalações elétricas?
Será que este indivíduo tem noção das estatísticas de acidentes com chuveiros elétricos? Duvido!
Será que ele realmente sabe dos riscos envolvidos com a 'simples' ação de substituir uma resistência elétrica de um chuveiro? Pelo que assisti percebo indignadamente que não!
Portanto, caro colega Edson: você tem toda a razão em questionar a necessidade de um profissional eficiente e eficaz, legalizado, para executar tais serviços oferecidos por este tal 'Marido de Aluguel'. Este tal que do meu ponto de vista é uma verdadeira fraude profissional, e que de 'Marido de Aluguel' pode se tornar a qualquer instante o causador de danos gravíssimos a pessoas leigas que se entusiasmarem com os seus 'ensinamentos' ou com seus 'prestativos' serviços... Diz o adágio popular: 'De boas intenções o inferno está cheio'.
Grande abraço.
Atenciosamente.
Joran Tenório, Técnico em Eletrotécnica


De: Edson <edson@...>
Enviadas: Terça-feira, 11 de Maio de 2010 17:45:01
Assunto: [ABEE-SP] Materia na Uol -

 

Caros colegas.

A UOL lançou um programa que se chama Casa e imóveis, e no episódio de
estreia fala da manutenção de um chuveiro elétrico.
Apesar da boa intenção entendo que esta dica pode ser perigosa, pois em
momento algum se fala de profissional habilitado e as dicas podem
induzir um leigo a se acidentar
Já me manifestei pela ABRACOPEL no link Comunicar erro, unico lugar que
encontrei para declara um erro
vejam a matéria abaixo e se entenderem que é perigoso façam sua parte.
http://casaeimoveis .uol.com. br/ultimas- noticias/ redacao/2010/ 05/11/uol- casa-e-imoveis- estreia-serie- em-video- sobre-reparos- domesticos. jhtm

Abraço

--
Eng. Edson Martinho
Abracopel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...