Pular para o conteúdo principal

Percepção: Magros estão descansando; gordos estão com preguiça.

Fonte: Diário da Saúde - 10/05/2010

Preconceito contra os gordos

Uma pesquisa realizada na Universidade de Alberta, no Canadá, mostrou que, ao ver alguém que é magro deitado assistindo televisão, as pessoas assumem que esse alguém está descansando.
Mas quando as pessoas veem alguém acima do peso em uma postura relaxante, é automaticamente assumido que esse alguém é preguiçoso e desmotivado.
Lidando com estereótipos
Tanya Berry, coordenadora da pesquisa, afirma que estes estereótipos sobre pessoas com sobrepeso têm de ser abordados com franqueza.
Ela destaca que, só porque uma pessoa está acima do peso, isso não significa que ela não se exercite, e só porque uma pessoa é magra tampouco significa que ela esteja em forma e seja saudável.
"Batatas de sofá"
Na pesquisa, um grupo de participantes visualizou uma série de fotos passando rapidamente na tela do computador. Depois de cada foto, aparecia uma palavra relacionada ao sedentarismo - como "preguiçoso". Depois de terem visto as fotos, os participantes tinham que dizer a cor de cada palavra.
Berry afirma que, quando aparecia uma imagem de uma "batata de sofá" magra - uma expressão norte-americana para pessoas que passam horas afundadas na poltrona assistindo televisão - os participantes acertavam rapidamente a cor da palavra que surgira.
Mas quando a foto era de uma "batata de sofá" com sobrepeso, os participantes faziam pausas antes de responder.
Berry e seus colegas concluíram que a reação lenta dos participantes resulta do acionamento automático e inconsciente da imagem estereotipada, com os participantes gastando tempo julgando a pessoa como realmente preguiçosa, em vez de se preocuparem em se lembrar da cor da palavra.
Combatendo os estereótipos
A pesquisadora afirma que a pesquisa é importante porque os estereótipos podem influenciar o modo como as pessoas se comportam.
Ela acredita que uma maior sensibilização sobre os estereótipos pode ajudar as pessoas a combater seus efeitos.
Por exemplo, se você está ciente de que mantém um estereótipo sobre uma batata de sofá, você fica menos suscetível de ser influenciado negativamente por esse estereótipo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar