Pular para o conteúdo principal

Importância dos gerentes e chefes é superestimada

09/02/2011 - Redação do Diário da Saúde <http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=importancia-gerentes-chefes-superestimada&id=6177&nl=nlds>

Treinamento para a equipe

Pare de desperdiçar dinheiro em cursos caros de formação para gestores e gerentes.

Em vez disso, envie a equipe inteira para um curso, todos de uma só vez.

Isso irá produzir resultados melhores, garante o Dr. Johan Bertlett, da Universidade de Lund, na Suécia.

Um bom clima de trabalho não é apenas um requisito para a satisfação no trabalho - é também um importante fator de sucesso para uma empresa que busca aumentar seus lucros, concluiu ele em sua pesquisa.

In-capacidade dos gerentes

Quase 200 funcionários no Aeroporto de Arlanda, em Estocolmo, foram incluídos no estudo de Bertlett, que mostrou que a capacidade de um gerente para influenciar o clima organizacional é limitada.

Em vez disso, é a interação entre o gerente e os funcionários que é fundamental.

"É claro que você precisa de um bom gerente para que a interação entre o gerente e a equipe funcione," diz Bertlett. "Mas é importante entender que a situação do gerente também é influenciada pela equipe.

Focar simplesmente no gerente significa fechar os olhos para as contribuições da equipe, e assim você exclui uma grande parte do potencial que existe dentro da empresa."

Estilo de gerência e clima organizacional

O melhor clima de trabalho é encontrado em empresas onde o gerente e os funcionários interagem e onde o gerente cria boas condições para a equipe se autogerenciar - o que inclui gerenciar a si próprio e uns aos outros.

"Um bom gerente deve treinar sua equipe e estimular a liderança informal, delegando para aqueles que estão dispostos a assumir uma maior responsabilidade," diz Bertlett.

Segundo o pesquisador, há muitos benefícios em resolver problemas ao nível operacional - primeiro e mais importante, a comunicação e a tomada de decisões tornam-se mais rápidas e os gerentes podem se concentrar mais na gestão estratégica.

Muitos funcionários ficam felizes em assumir mais responsabilidade, mas nem todos estão preparados para fazê-lo se isso não se refletir em seu pacote de rendimentos: "Não é só uma questão de o gerente ser capaz de delegar, é também uma questão do compromisso que o trabalhador está disposto a mostrar. E a administração da empresa também deve criar as condições gerais para que isso funcione," afirma o pesquisador.

Bertlett espera que sua pesquisa influencie o modo como a formação em gestão será oferecida no futuro: "A administração de uma empresa deve pensar duas vezes antes de enviar seus líderes de equipe para cursos de formação em gestão. Provavelmente seria muito mais benéfico enviar a equipe inteira," conclui ele.



Atenciosamente.
---
Joran Tenório*, Joranation

http://joranation.blogspot.com/

*) Bacharelando em Administração Pública - FEAC/UFAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ufal e Semed discutem adequações em polo de Educação a Distância

27/07/2012 - 10h35m Instituições e Cied avaliam propostas para garantir a qualidade dos cursos ofertados pela UAB Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió Manuella Soares – Jornalista A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 26, com representantes da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para discutir as exigências apresentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em relação à estrutura do Polo Maceió. Com a extinção da Secretaria de Educação a Distância, a Capes passou a regulamentar o funcionamento de todos os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está em processo de visita técnica para apontar adequações que visam à qualidade do serviço oferecido. Uma das propostas apresentadas pela Semed foi transferir o Polo de Maceió, que atualmente ocupa o Bloco 14 do Campus A. C. Simões na ...

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au...