Pular para o conteúdo principal

Impsa fecha contrato eólico de R$ 600 milhões com a Chesf

São Paulo, 31 de Janeiro de 2011 - 12:00 - Redação de Jornal da Energia

Companhia vai fornecer turbinas para usina na Bahia - que será a maior do País

Crédito: Divulgação

A argentina Impsa anunciou a assinatura de um contrato de R$ 600 milhões com a Eletrobras Chesf. O acordo envolve o fornecimento de aerogeradores para o parque eólico que a estatal construirá em Casa Nova, na Bahia. Com previsão de entrada em funcionamento até 2012, a usina contará com 120 turbinas e somará uma capacidade instalada de 180MW. Quando em operação, o parque será o maior do País - recorde que atualmente pertence a Osório, no Rio Grande do Sul, com 150MW.

O diretor de Engenharia da Chesf, José Ailton de Lima, comemora o acerto do negócio. “Esse projeto é importante para a Chesf. Não só marca a nossa entrada no setor de energia eólica, como também a força de ser o maior parque do país, um parque que será apenas da Chesf”. A estatal ainda garante que utilizará mão-de-obra e matéria prima 100% local.

O contrato é fruto do leilão de energia realizado em 2010, no qual a Chesf alcançou resultado positivo junto com a Impsa que já havia sido selecionada como fornecedora dos equipamentos. “Estudamos o projeto e conseguimos desenvolver soluções para potencializar resultados e reduzir custos”, explica Paulo Ferreira, diretor comercial da Impsa Wind no Brasil.

Para o projeto, a IMPSA produzirá 120 aerogeradores de 1,5 MW cada, todos produzidos na planta da WPE em Pernambuco. As máquinas possuem rotor de 82 metros de diâmetro e cada torre tem 100 metros de altura do eixo do rotor.

Nota Joranation: Penso que esta notícia deve haver uma incoerência quanto ao diâmetro do rotor, pois se a torre de sustentação da turbina terá 100 metros de altura como pode o rotor do aerogerador possuir 82 metros de diâmetro? Não seria o diâmetro ou envergadura (extremidades) das 'pás' ou hélices? Enviei consulta à Impsa, através do sítio dela na Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ufal e Semed discutem adequações em polo de Educação a Distância

27/07/2012 - 10h35m Instituições e Cied avaliam propostas para garantir a qualidade dos cursos ofertados pela UAB Ufal, Cied e Semed debatem as adequações do Polo Maceió Manuella Soares – Jornalista A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 26, com representantes da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para discutir as exigências apresentadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em relação à estrutura do Polo Maceió. Com a extinção da Secretaria de Educação a Distância, a Capes passou a regulamentar o funcionamento de todos os polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e está em processo de visita técnica para apontar adequações que visam à qualidade do serviço oferecido. Uma das propostas apresentadas pela Semed foi transferir o Polo de Maceió, que atualmente ocupa o Bloco 14 do Campus A. C. Simões na ...

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au...