Pular para o conteúdo principal

Programa Petrobras Cultural - PPC


Apresentação

A Petrobras, através da Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural, oferece à sociedade brasileira um programa de patrocínio a projetos culturais marcado pela consistência, abrangência e continuidade da sua proposta. Estruturado de forma a atingir todas as etapas da cadeia produtiva da economia da cultura, contempla iniciativas que vão desde a etapa de pré-produção até a do consumo final dos bens e serviços culturais, ativos intangíveis da economia nacional. Outro ponto de destaque é a sua articulação com as políticas públicas voltadas para o setor, com o propósito de unir forças com o Ministério da Cultura no atendimento às demandas dos agentes culturais - artistas, produtores, fornecedores, pesquisadores e público fruidor.
A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento de formulário disponível neste site durante o período de inscrição. O processo de seleção pública do Petrobras Cultural realiza-se em 4 (quatro) etapas:
Triagem Administrativa;
Comissão de Análise Técnica;
Etapa Petrobras
e Conselho Petrobras Cultural.

  • Conceito

    O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural busca contribuir para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.
    A Petrobras fortalece sua marca ao associá-la aos aspectos simbólicos do povo brasileiro, buscando retornar para a sociedade não somente produtos, mas valores que possibilitem o reconhecimento e a identificação do cidadão com suas raízes mais profundas. A Petrobras considera como prioritários nessa ação aspectos como a ampliação do acesso aos bens culturais e a formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes.
    Sendo uma ação de âmbito nacional, busca-se a difusão e a assimilação da política de patrocínios da Companhia em todas as regiões do país, de forma a contemplar e valorizar a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.
  • Diretrizes do Petrobras Cultural

    - Estimular a realização de projetos de interesse público, ainda que fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.
    - Abrir espaço para a criação, estimulando não só o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de circulação e de fruição dos bens culturais, bem como, o fortalecimento das cadeias produtivas do setor cultural.
    - Consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, priorizando aqueles em situação de risco, e buscando ampliar a oportunidade de acesso público a esses acervos.
    - Contribuir para a formação de públicos, talentos e técnicos para o setor, fomentando iniciativas educacionais no âmbito da produção cultural.
    - Estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros.
    - Contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.
  • Linhas de Atuação:

    - O Petrobras Cultural se fundamenta em três linhas de atuação que norteiam a ação de patrocínio cultural da Companhia.
    - Preservação e Memória: projetos de proteção à memória das artes no Brasil, patrimônio imaterial e ações de recuperação e organização de acervos em museus, arquivos e bibliotecas, bem como de restauro de patrimônio edificado e apoio a parques arqueológicos.
    - Produção e Difusão: projetos com ações de produção em todos os segmentos culturais, além de ações de difusão e democratização do acesso à cultura.
    - Formação: projetos que integram arte e cultura à educação, ampliando as possibilidades de recepção crítica das artes e outras manifestações.
  • Processo de Seleção:

    Escolha Direta:

    O Petrobras Cultural complementa os resultados de sua seleção pública com projetos convidados. Vale ressaltar, no entanto, que a Petrobras busca fortalecer os processos de seleção pública do Petrobras Cultural, orientando os proponentes de projetos que se enquadram em seleções em andamento para que nelas se inscrevam. A modalidade escolha direta trabalha o posicionamento da marca, as praças prioritárias e o relacionamento institucional. São projetos classificados nesta modalidade:
    1) Ações continuadas: trabalham fortemente a questão da associação de marcas. São exemplos de ações continuadas convidadas: a Orquestra Petrobras Sinfônica, o Grupo Corpo, a Companhia de Dança Deborah Colker e os festivais de cinema de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e de Gramado, dentre outros.
    2) Oportunidades: projetos encaminhados diretamente à Petrobras, cuja contratação exige o alinhamento às diretrizes do Petrobras Cultural e é condicionada ao interesse da Companhia, à disponibilidade de orçamento e de recursos no exercício;
    3) Patrimônio edificado: são priorizados os restauros de edificações tombadas, de reconhecida importância histórica, arquitetônica e cultural, observando-se ainda a urgência da ação de restauro e se está localizada em região prioritária para a Companhia, bem como prioridades eventualmente apontadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Esses projetos são apresentados à Petrobras, em sua maioria, pelos governos federal e estaduais.
    4) Ação Petrobras/Ministério da Cultura: projetos encaminhados pelo MinC, em sua maioria editais de seleção pública, voltados ao suporte à política pública e à otimização tributária.

    Seleção Pública:

    A Seleção Pública Petrobras Cultural é a principal ação de divulgação da política de patrocínios culturais da Petrobras. Por meio dela, a Companhia: democratiza o acesso à verba de patrocínio; fomenta a diversidade étnica e regional dos projetos apresentados para o patrocínio e; apoia projetos de interesse público, pois a escolha dos projetos contemplados tem a participação da sociedade civil
    De âmbito nacional, as seleções públicas têm critérios e processos previamente definidos nos regulamentos de cada área, e amplamente divulgados em todo o País, de forma que seus resultados possam refletir a diversidade étnica e regional da cultura brasileira.

Calendário

Datas

  • 17/08/2012 Lançamento da Seleção Pública Petrobras Cultural 2012
  • 17/08/2012 Abertura das inscrições
  • 05/10/2012 Término das inscrições de Festivais de cinema e Festivais de música
  • 29/10/2012 Término das inscrições de Apoio a museus, arquivos e bibliotecas, Memória das artes e Patrimônio imaterial
  • 30/10/2012 Término das inscrições de Circulação de exposições, Manutenção de grupos e companhias de dança e Manutenção de grupos e companhias de teatro.
  • 31/10/2012 Término das inscrições de Produção literária e Produção de longa-metragem para salas de cinema
  • 01/11/2012 Término das inscrições de Apoio a artistas, grupos e redes musicais.
  • 29/01/2013 Divulgação dos resultados de Festivais de cinema e Festivais de música
  • 30/04/2013 Divulgação dos resultados das demais áreas


Memória das artes

O objetivo desta área é conceder patrocínio a projetos de resgate, pesquisa, preservação e organização de acervos proporcionando a democratização de seu acesso. Serão priorizados projetos que envolvam obras e documentos de valor inestimável, sob o ponto de vista histórico e cultural, que se encontram à margem do alcance público e ameaçados de perdas irreversíveis.
Verba total da área de seleção pública: R$ 3 milhões
Valor máximo por projeto: R$ 500 mil.
Período de realização: entre julho de 2013 e junho de 2015


Fonte: http://www.petrobras.com.br (PPC)


Atenciosamente.
---
Joran Tenório, Joranation®
Reflexão: "Don't let it die!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar