Pular para o conteúdo principal

Programa Petrobras Cultural - PPC


Apresentação

A Petrobras, através da Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural, oferece à sociedade brasileira um programa de patrocínio a projetos culturais marcado pela consistência, abrangência e continuidade da sua proposta. Estruturado de forma a atingir todas as etapas da cadeia produtiva da economia da cultura, contempla iniciativas que vão desde a etapa de pré-produção até a do consumo final dos bens e serviços culturais, ativos intangíveis da economia nacional. Outro ponto de destaque é a sua articulação com as políticas públicas voltadas para o setor, com o propósito de unir forças com o Ministério da Cultura no atendimento às demandas dos agentes culturais - artistas, produtores, fornecedores, pesquisadores e público fruidor.
A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela Internet, mediante o preenchimento de formulário disponível neste site durante o período de inscrição. O processo de seleção pública do Petrobras Cultural realiza-se em 4 (quatro) etapas:
Triagem Administrativa;
Comissão de Análise Técnica;
Etapa Petrobras
e Conselho Petrobras Cultural.

  • Conceito

    O Petrobras Cultural aborda a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações. Articulado com as políticas públicas para o setor e focado na afirmação da identidade brasileira, o Petrobras Cultural busca contribuir para a ampliação das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais e para a permanente construção da memória cultural brasileira.
    A Petrobras fortalece sua marca ao associá-la aos aspectos simbólicos do povo brasileiro, buscando retornar para a sociedade não somente produtos, mas valores que possibilitem o reconhecimento e a identificação do cidadão com suas raízes mais profundas. A Petrobras considera como prioritários nessa ação aspectos como a ampliação do acesso aos bens culturais e a formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes.
    Sendo uma ação de âmbito nacional, busca-se a difusão e a assimilação da política de patrocínios da Companhia em todas as regiões do país, de forma a contemplar e valorizar a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.
  • Diretrizes do Petrobras Cultural

    - Estimular a realização de projetos de interesse público, ainda que fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional.
    - Abrir espaço para a criação, estimulando não só o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de circulação e de fruição dos bens culturais, bem como, o fortalecimento das cadeias produtivas do setor cultural.
    - Consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, priorizando aqueles em situação de risco, e buscando ampliar a oportunidade de acesso público a esses acervos.
    - Contribuir para a formação de públicos, talentos e técnicos para o setor, fomentando iniciativas educacionais no âmbito da produção cultural.
    - Estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros.
    - Contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.
  • Linhas de Atuação:

    - O Petrobras Cultural se fundamenta em três linhas de atuação que norteiam a ação de patrocínio cultural da Companhia.
    - Preservação e Memória: projetos de proteção à memória das artes no Brasil, patrimônio imaterial e ações de recuperação e organização de acervos em museus, arquivos e bibliotecas, bem como de restauro de patrimônio edificado e apoio a parques arqueológicos.
    - Produção e Difusão: projetos com ações de produção em todos os segmentos culturais, além de ações de difusão e democratização do acesso à cultura.
    - Formação: projetos que integram arte e cultura à educação, ampliando as possibilidades de recepção crítica das artes e outras manifestações.
  • Processo de Seleção:

    Escolha Direta:

    O Petrobras Cultural complementa os resultados de sua seleção pública com projetos convidados. Vale ressaltar, no entanto, que a Petrobras busca fortalecer os processos de seleção pública do Petrobras Cultural, orientando os proponentes de projetos que se enquadram em seleções em andamento para que nelas se inscrevam. A modalidade escolha direta trabalha o posicionamento da marca, as praças prioritárias e o relacionamento institucional. São projetos classificados nesta modalidade:
    1) Ações continuadas: trabalham fortemente a questão da associação de marcas. São exemplos de ações continuadas convidadas: a Orquestra Petrobras Sinfônica, o Grupo Corpo, a Companhia de Dança Deborah Colker e os festivais de cinema de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e de Gramado, dentre outros.
    2) Oportunidades: projetos encaminhados diretamente à Petrobras, cuja contratação exige o alinhamento às diretrizes do Petrobras Cultural e é condicionada ao interesse da Companhia, à disponibilidade de orçamento e de recursos no exercício;
    3) Patrimônio edificado: são priorizados os restauros de edificações tombadas, de reconhecida importância histórica, arquitetônica e cultural, observando-se ainda a urgência da ação de restauro e se está localizada em região prioritária para a Companhia, bem como prioridades eventualmente apontadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Esses projetos são apresentados à Petrobras, em sua maioria, pelos governos federal e estaduais.
    4) Ação Petrobras/Ministério da Cultura: projetos encaminhados pelo MinC, em sua maioria editais de seleção pública, voltados ao suporte à política pública e à otimização tributária.

    Seleção Pública:

    A Seleção Pública Petrobras Cultural é a principal ação de divulgação da política de patrocínios culturais da Petrobras. Por meio dela, a Companhia: democratiza o acesso à verba de patrocínio; fomenta a diversidade étnica e regional dos projetos apresentados para o patrocínio e; apoia projetos de interesse público, pois a escolha dos projetos contemplados tem a participação da sociedade civil
    De âmbito nacional, as seleções públicas têm critérios e processos previamente definidos nos regulamentos de cada área, e amplamente divulgados em todo o País, de forma que seus resultados possam refletir a diversidade étnica e regional da cultura brasileira.

Calendário

Datas

  • 17/08/2012 Lançamento da Seleção Pública Petrobras Cultural 2012
  • 17/08/2012 Abertura das inscrições
  • 05/10/2012 Término das inscrições de Festivais de cinema e Festivais de música
  • 29/10/2012 Término das inscrições de Apoio a museus, arquivos e bibliotecas, Memória das artes e Patrimônio imaterial
  • 30/10/2012 Término das inscrições de Circulação de exposições, Manutenção de grupos e companhias de dança e Manutenção de grupos e companhias de teatro.
  • 31/10/2012 Término das inscrições de Produção literária e Produção de longa-metragem para salas de cinema
  • 01/11/2012 Término das inscrições de Apoio a artistas, grupos e redes musicais.
  • 29/01/2013 Divulgação dos resultados de Festivais de cinema e Festivais de música
  • 30/04/2013 Divulgação dos resultados das demais áreas


Memória das artes

O objetivo desta área é conceder patrocínio a projetos de resgate, pesquisa, preservação e organização de acervos proporcionando a democratização de seu acesso. Serão priorizados projetos que envolvam obras e documentos de valor inestimável, sob o ponto de vista histórico e cultural, que se encontram à margem do alcance público e ameaçados de perdas irreversíveis.
Verba total da área de seleção pública: R$ 3 milhões
Valor máximo por projeto: R$ 500 mil.
Período de realização: entre julho de 2013 e junho de 2015


Fonte: http://www.petrobras.com.br (PPC)


Atenciosamente.
---
Joran Tenório, Joranation®
Reflexão: "Don't let it die!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...