Pular para o conteúdo principal

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009


Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar.

SÃO OK:
.Plásticos tipo 1 - garrafas PET.As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias.

MELHOR OPÇÃO
. Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis.

EVITE
. Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para bebês, garrafas de água reutilizáveis, potes para comida.
(ATENÇÃO!) O PVC libera químicos que fazem mal à saúde e sua fabricação libera um poluente que é cancerígeno. Os copos descartáveis liberam um químico que também pode causar mal à saúde. Finalmente, a resina geralmente utilizada no plástico tipo 7 pode estar ligada à problemas cardíacos e de obesidade.

MUNDO IDEAL
. PLA - plástico feito com matérias-primas renováveis, como milho, batata e cana-de-açúcar.
Não é reciclável, mas não tem químicos e é biodegradável - pode ir para a compostagem virar adubo.

Dicas valiosas:. Evite guardar alimentos ricos em gordura em recipientes de plástico.. Lave os recipientes reutilizáveis cuidadosamente com um sabão não abrasivo; arranhões podem virar depósitos de bactérias.. O aviso de que o recipiente que pode ser usado no microondas significa apenas que ele não derreterá, mas não garante que o plástico não libera químicos quando aquecido. Prefira vidro ou cerâmica.

Fonte: http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=20716482&page=1

Comentários

  1. Cabe perguntar quais são os códigos que se aplicam aos plásticos oriundos da reciclagem, haja vista a indiscriminada industria de embalagens de reciclados plásticos 'moer' tudo que é tipos de plásticos que se encontram no lixo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar

Arcoverde terá sistema de esgotamento sanitário

Uma obra para mudar a vida de muitos moradores de Arcoverde. Desde o último dia 27 (novembro), tiveram início os trabalhos para a implantação do novo Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia B, que irá beneficiar mais de 22 mil habitantes do município. Os serviços estão sendo realizados pela Compesa em parceira com a Secretaria de Recursos Hídricos e a Caixa Econômica Federal.  O investimento total é de R$ 31,5 milhões e, durante a obra, serão construídos mais de 93 quilômetros de ramais, 30 quilômetros de rede coletora, além de quatro Estações Elevatórias para transportar o material coletado e uma Estação de Tratamento. Assim, os moradores dos bairros JK, Boa Esperança, Cidade Jardim, Sucupira 1 e 2, Alto do Cruzeiro, São Miguel e Pôr do Sol ganharão mais saúde e qualidade de vida.  Segundo o gerente regional da Compesa em Arcoverde, Denis Fernando, com a implantação deste sistema de saneamento os moradores terão sua cidadania preservada. “Os benefícios do saneamento b

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e