Pular para o conteúdo principal

O que faz a diferença (José Américo de Almeida x José Sarney)

De Diário de Pernambuco - 04/07/2009
Sebastião Nery (sebastiaonery@ig.com.br)

"Rio - Anos seguidos, mais de meio século, desde o seminário, li seus artigos, livros, discursos, memórias. "Reflexões de Uma Cabra" é de 1922. "A Bagaceira", que fundou o romance regional, de 1928. "Coiteiros" e "O Boqueirão", de 1935. Depois, "Ocasos de Sangue" (1954), "O Ano do Nego" (1968), etc..."

Para ler na integra clique aqui. Vale a pena a comparação entre José Américo de Almeida versus José Sarney.

Este texto do Sebastião Neri foi sugestão do amigo Iêdo, ao qual respondi com a seguinte mensagem:

"Olá, Iêdo!
Esta do Tião Nery é bem oportuna, assim como também aquelas do Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), por exemplo: "(...) De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus; o homem ('bom', incremento meu) chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
Este é um trecho de discurso do Ruy Barbosa proferido no Senado Federal, em 1914, e que tal se parece tão atual. Por que será? São quase CEM (100) ANOS (isso mesmo, faço questão de gritar) desde deste discurso, e ainda assim só tem 'prosperado' as nulidades, a desonra, a injustiça, a CORRUPÇÃO!
Que País é esse? É o Brasil! Onde quem trabalha não usufrui do seu trabalho, mas os 'vagabundos' (de fato ou de 'direito', estes últimos são aqueles 'institucionalizados' ou 'legalizados' ou 'avalizados') vivem a comer 'caviar' e tomar 'vinhos' ou 'wiskis' e mandam a conta pros trabalhadores (ou seria pros otários): ICMS, CIDE, CONFINS, IRPF/IRPJ, IPTU, ISS, IPI, INSS, IPVA, IOF, DPVAT, Sindicato, Conselho Profissional, Taxa de bombeiros, taxas bancárias, taxas de cartão de crédito/débito, multas, emolumentos, gorjetas, aluguel de casa ou apartamento (ou 'apertamento')... Ao passo que 'vababundos' não se preocupam com contas pra pagar, mas apenas com gastar! E gastam muiiiitoooooo!"

Ao amigo Iêdo, o meu agradecimento, e coloco-me a disposição para enriquecermos o debate. Convido-o a deixar o seu comentário no link apropriado logo abaixo. Grande abraço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar