Pular para o conteúdo principal

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo)

Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações:

a. 'Aspartame causa demência', e;

b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas.

Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja:

a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que cabe aqui algum pronunciamento da ANVISA bem como dos Ministérios da Saúde; dos Transportes; da Agricultura e Pecuária, e; do Trabalho e Emprego... Se não se deve beber alcoólicos e dirigir; também não se deve consumir produtos com aspartame e dirigir ou praticar atividades ou trabalhos periculosos... Há muito a se discutir, como se pode observar! Deixe seu comentário e dicas com informações que enriqueçam o assunto.

b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas: esta declaração não é nova mas oportuna, haja vista o tema de um dos quadros do programa Mais Você está focado justamente nos diversos tipos de águas minerais disponíveis no mercado brasileiro, e a médica convidada para prestar informações sobre tal ao final fez esta declaração: "A água mineral de garrafas plásticas não deve ser deixada no carro ou em local que possa aquecer, pois isso acarreta o desprendimento de substancias tóxicas (dioxina) do plástico para a água contida." Atenção, então, aos moradores das regiões mais quentes. E continua: "Também não se deve colocar a garrafa plástica com água no freezer ou congelador, pois o plástico também libera tais substancias cancerígenas a baixíssima temperatura."

Lembro-me que há um certo tempo uma pesquisadora declarou que as pessoas do sexo masculino que faziam uso de plásticos e derivados como utensílios domésticos para água e alimentos eram candidatas a infertilidade precoce... Cabe então questionar como é que fica a reciclagem de plásticos. Tenho percebido um mercado de reciclados plásticos cada vez mais crescente, desregulamentado e sem fiscalização sanitária. Lixo plástico, inclusive o hospitalar, é utilizado indiscriminadamente sem qualquer controle dos órgãos públicos de regulamentação, fiscalização e/ou controle sanitário. Se garrafas plásticas por si podem ser tóxicas é de se preocupar com o que andam fazendo com os reciclados plásticos, pois estes podem está em uso no acondicionamento de alimentos e bebidas e sem qualquer controle... Deixe seu comentário, pois o assunto requer investigação e discussão minuciosa.

Caro visitante deste blog: tais assuntos abordados são extremamente sérios e, inclusive, podem trazer a baile várias outras discussões técnicas e científicas tanto de comportamento quanto de regulamentação e controle. Pois o plástico se tornou um produto 'indispensável' aos dias atuais, aos tempos modernos. Porém, um dos maiores inimigos da saúde e do meio ambiente... O pior é que governos e órgãos governamentais não dão a devida resposta à contenção e restrição do uso de tais produtos plásticos virgens ou reciclados. Chega a ser preocupante, pois em nome do desenvolvimento econômico e da 'geração' de empregos se polui em massa e assim se degrada o ser humano e o meio ambiente.

Confira abaixo o vídeo do assunto no Programa Mais Você - TV Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar