Pular para o conteúdo principal

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo)

Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações:

a. 'Aspartame causa demência', e;

b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas.

Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja:

a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que cabe aqui algum pronunciamento da ANVISA bem como dos Ministérios da Saúde; dos Transportes; da Agricultura e Pecuária, e; do Trabalho e Emprego... Se não se deve beber alcoólicos e dirigir; também não se deve consumir produtos com aspartame e dirigir ou praticar atividades ou trabalhos periculosos... Há muito a se discutir, como se pode observar! Deixe seu comentário e dicas com informações que enriqueçam o assunto.

b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas: esta declaração não é nova mas oportuna, haja vista o tema de um dos quadros do programa Mais Você está focado justamente nos diversos tipos de águas minerais disponíveis no mercado brasileiro, e a médica convidada para prestar informações sobre tal ao final fez esta declaração: "A água mineral de garrafas plásticas não deve ser deixada no carro ou em local que possa aquecer, pois isso acarreta o desprendimento de substancias tóxicas (dioxina) do plástico para a água contida." Atenção, então, aos moradores das regiões mais quentes. E continua: "Também não se deve colocar a garrafa plástica com água no freezer ou congelador, pois o plástico também libera tais substancias cancerígenas a baixíssima temperatura."

Lembro-me que há um certo tempo uma pesquisadora declarou que as pessoas do sexo masculino que faziam uso de plásticos e derivados como utensílios domésticos para água e alimentos eram candidatas a infertilidade precoce... Cabe então questionar como é que fica a reciclagem de plásticos. Tenho percebido um mercado de reciclados plásticos cada vez mais crescente, desregulamentado e sem fiscalização sanitária. Lixo plástico, inclusive o hospitalar, é utilizado indiscriminadamente sem qualquer controle dos órgãos públicos de regulamentação, fiscalização e/ou controle sanitário. Se garrafas plásticas por si podem ser tóxicas é de se preocupar com o que andam fazendo com os reciclados plásticos, pois estes podem está em uso no acondicionamento de alimentos e bebidas e sem qualquer controle... Deixe seu comentário, pois o assunto requer investigação e discussão minuciosa.

Caro visitante deste blog: tais assuntos abordados são extremamente sérios e, inclusive, podem trazer a baile várias outras discussões técnicas e científicas tanto de comportamento quanto de regulamentação e controle. Pois o plástico se tornou um produto 'indispensável' aos dias atuais, aos tempos modernos. Porém, um dos maiores inimigos da saúde e do meio ambiente... O pior é que governos e órgãos governamentais não dão a devida resposta à contenção e restrição do uso de tais produtos plásticos virgens ou reciclados. Chega a ser preocupante, pois em nome do desenvolvimento econômico e da 'geração' de empregos se polui em massa e assim se degrada o ser humano e o meio ambiente.

Confira abaixo o vídeo do assunto no Programa Mais Você - TV Globo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...