Pular para o conteúdo principal

Surpresa! Jornal de Arcoverde (JA) - 07/07/2009

Hoje, 07/07/2009, fiquei surpreso ao ser chamado pelo vigilante que presta serviços a empresa que laboro. Ele me entregou uma correspondência, com carimbos de 'IMPRESSOS', e da agência 'CORREIOS São Cristovão, Arcoverde - PE'. Nela estavam duas edições do 'Jornal de Arcoverde' ou, como é mais comum, o 'JA'. Uma edição de Janeiro/09 e a outra de fevereiro/09.

Agradeço ao amigo Edmundo Vital que providenciou o meu endereço ao Enaldo Cândido, e a este por ter se preocupado em enviar tais edições do 'JA'. Muito obrigado! Embora, somente neste ano já tenha ido a Arcoverde umas três ou quatro vezes, e, numa delas, inclusive, tive o privilégio de conhecer pessoalmente o amigo Edmundo e sua esposa Edi, que estavam a passeio pela Terra do Cardeal, bem como outros amigos tão próximos do meu contexto social, como o casal Ailton e Graça entre outros.

Sinto-me honrado, e mais que isso, que o 'JA' se mantém vivo e cada vez mais atuante e reconhecidamente interessante. Contando com vários articulistas de diversas vertentes do conhecimento e de variadas opiniões. Isso é muito gratificante para a 'imprensa interiorana' ou também, como costuma falar o Enaldo, 'imprensa matuta'. Que eu discordo, pois não há nada de matuto em nossa imprensa regional.

Destaco, que a imprensa de Arcoverde tomou um grande impulso a partir dos anos 2001 a 2002, e se consolidou ainda mais a partir de 2004. O próprio 'JA' é um exemplo de modernização e evolução aos dias atuais. A partir daí foram muitos os outros canais impressos que sugiram, tais como: o Abibiman (Luiz Elói, se bem que este já existia, mas se consolidou ainda mais), Tribuna da Região (dos irmãos Roberto e Romero), Jornal Portal do Sertão (Cláudio Castanha, Antônio José Bezerra de Melo e Paulo Brito, este último faleceu recentemente e abriu-se uma lacuna na imprensa arcoverdense), Arcoverde Hoje, Transformai, Correio da Cidade... Mas, o precursor de todos, sem dúvida, é o 'Jornal de Arcoverde - A verdade acima de tudo', fundado em julho de 1981. Inclusive participei desta evolução com contribuições as mais diversas, e que por sinal, foi o primeiro jornal produzido em Arcoverde que deu as 'caras' na Internet no ano de 2002, quando comecei o desenvolvimento de um projeto de renovação e modernização (que não pude continuar) do 'JA'. Daí os demais também começaram a migrar para a Internet, pois era e é uma tendência cada vez mais imprescindível ao desenvolvimento e afirmação para qualquer canal de informação e cultura...

Espero e desejo que não apenas o 'JA', mas todos os meios de comunicação de massa se desenvolvam cada vez mais em Arcoverde e região. Pois é através da informação que há desenvolvimento crítico, responsável e ético. É através do conhecimento e da prática saudável que a cidadania se consolida.

Atualmente, em Arcoverde, muitos meios se firmara, e temos jornais impressos (Jornal de Arcoverde, Jornal Portal do Sertão, Jornal Tribuna da Região), rádios emissoras comerciais e comunitárias, AM (Rádio Cardeal Arcoverde, a precursora com mais de 40 anos de atividade) e/ou FM (Rádio Independente, Rádio Itapuama, Rádio Estação Sat, Rádio Aliança...) bem como sítios na Internet como o XisClub.com.br (do qual o Maurílio Silva é o grande baluarte, juntamente com pessoas como a professora, educadora e poetisa Selma Amaral e entre outras) além de outros sítios há também projetos de implantação de uma TV Comunitária! Isso mesmo canal TV local!

Que esta vocação comunicativa e informativa se estenda por toda a região, e alavanque o desenvolvimento sustentável, para em breve se destacar no cenário regional e nacional, e até, internacional...

Boa sorte a todos, e sucessos. Também ao 'JA', Feliz Aniversário!

Comentários

  1. Meu caro Edmundo: não consegui identificar o teu comentário aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. 5274 Estamos procurando MARIA DAS MONTANHAS LINO DOS SANTOS, nascida em Pesqueira ,Pernambuco, tem mais ou menos 65 anos, filha de João Antônio dos Santos e Doralice Lino dos Santos.

    Qualquer informação para Oswaldo Amarante Filho, telefones 21 2507 3392 ramal 29 e 21 2507-3577 ramal 29 e falar com Oswaldo amarante Filho, chefe do Departamento Nacional de Busca de Paradeiro da Cruz Vermelha Brasileira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Digite seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...