Pular para o conteúdo principal

Os Predadores Organizacionais

Por Joran Tenório da Silva (Joranation)

O que são predadores? “São todos os que destroem o que existe, visando vantagens para si mesmos”. Lembro-me de alguns encontradiços em todas as empresas. Haja lucro para sustentar tantos predadores! Se um deles tem poder de chefia, o estrago deve ser multiplicado por 100. Se for o dono, multiplique por 100 novamente. Vamos a eles:

• Individualista – Veste-se com aprumo; na maioria das vezes está só. Atitudes: Incapaz de ajudar os outros; procura ver qual a sua vantagem em tudo. Frases: “Se não fosse eu...; Aqui eu sou burro de carga! No dia que eu faltar, o serviço pára!”.
• Acomodado – O andar devagar, quase parando; parece estar cansado. Atitudes: Nada faz além de sua obrigação; se deixarem, dormirá no trabalho. Frases: “Mas porquê para hoje? Deixa aí que depois eu vejo; A pressa é inimiga da perfeição”.
• Burocrata – Sempre com algum papel na mão; arquiva tudo; toma sopa de letrinhas em ordem alfabética. Atitudes: Repetitivo; rigoroso cumpridor de regras se puder criará outras. Frases: “Já viu o que diz o regulamento? Já falou com o seu chefe? Se não está na rotina está errado!”.
• Dono da verdade – Peito estufado; queixo levantado; fala alto; jamais diz “não sei”. Atitudes: Todos estão no mundo para servi-lo; humildade para ele é incompetência. Frases: “Já sei, já resolvi isso cem vezes! Você está discordando de mim?”. E mais:
• Puxa-saco – Imita o chefe em tudo e, se for preciso, passa a torcer pelo o time dele. Atitudes: Dedo-duro; perigoso para todos e para o próprio chefe, que é sempre enganado por ele. Frases: “Pois não, chefe! Como o senhor quiser! O senhor tem toda a razão, chefe!”.
• Imutável – Veste-se sempre da mesma maneira; chega e sai nas mesmas horas. Atitudes: Avesso a mudanças, em público não se revela contra elas, mas no particular “solta os cachorros”. Frases: “Mas sempre foi assim, por que mudar? Agora, não sei mais como fazer!”.
• Fofoqueiro – Fala na maioria das vezes cochichando; pseudo-amigo de todo mundo. Atitudes: Coloca-se como paladino da justiça; nunca se envolve em discussões. Frases: “Se você disser que fui eu quem falou, eu desminto! Você sabe quem está transando com quem?”.
• Camaleão – Não tem forma definida; adaptável mais por autodefesa do que por competência. Atitudes: respeita as regras; age conforme o momento; escapa facilmente das situações. Frases: “Deixa comigo, me dê só um tempinho; Não se preocupe, estando comigo está resolvido”.
• Medíocre – Sua vida é complicada; humildade, para ele, é sobrevivência. Atitudes: Dificuldades para aprender; se for chefe é um desastre, pois castrará qualquer talento. Frases: “Não sei bem; Olha, eu acho que...; Depois eu te digo”.

Ainda tem mais:
• Mau caráter – Procura passar despercebido; tem bom vocabulário que usa corretamente. Atitudes: Covardia e maldade; tudo o que há no fofoqueiro, no medíocre e no camaleão se juntou nele. Frases: “Não sei como você agüenta isso; Você é trouxa, logo eles vão lhe dar um pé na bunda”.
• Enrolado – Sempre apressado; mesa entulhada; é capaz de usar uma meia de cada cor. Atitudes: Ocupadíssimo, sempre atrasado; nunca acha o que guardou. Frases: “Puxa, onde pus esse danado do papel? Vocês me acham desorganizado, mas encontro o que quiser”.
• Vaidoso – Veste-se com apuro; adora falar de si mesmo; fala mais alto que os outros. Atitudes: Gosta de ser elogiado; sofre quando não é notado. Frases: “Como estou hoje, hem? Olha só o capricho deste relatório; Que saco! Me matei e ninguém falou nada!”.
• Pessimista – O passado é o seu paraíso e o futuro o seu inferno; antes era tudo melhor. Atitudes: Encontra defeito em tudo; é incapaz de ver as coisas boas. Frases: “Então não mexe, pô! Nós já tentamos isso há vinte anos e não funcionou, lembra?”.
• Maria-vai-com-as-outras – Veste-se como o chefe e, se puder, adota os mesmos hábitos dele. Atitudes: Inseguro; jamais discute; é um “concordino de carteirinha”. Frases: “Tirou daqui! (mostrando a boca); É exatamente o que eu pensava! Eu também acho!”.

Conviver com esses tipos é pedir para sofrer. O masoquismo não é compatível com lucros. A única saída é afastar-se deles.

Autor: BOTELHO, Eduardo. Consultor e diretor da Treinamento Eficaz – SP.

Fonte: Publicado no Diário de Pernambuco, na seção Classilíder, domingo, 25 de abril de 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...