Pular para o conteúdo principal

Não esqueçamos nunca este evento: Gilmar Mendes x Joaquim Barbosa (STF).

De Joranation.

Há algum tempo, em 22 de abril deste ano (dia do 'Descobrimento do Brasil'), que ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF, maior instância do judiciário brasileiro) um 'bate-boca' entre ministros (Gilmar Mendes x Joaquim Barbosa) daquela casa, porém logo sugiram os 'bombeiros' ou a 'turma do deixa disso' e abafaram o caso.
Por que nas instâncias superiores deste País há sempre acontecimentos 'estranhos' e de repercussão até internacional e não demora muito o assunto é 'esquecido', 'abafado'?
As declarações ou trocas de 'farpas' de ambos os ministros são graves e merecedoras de investigações, para que se apure o que realmente há por trás da estrura do STF (diga-se, a mais alta côrte do judiciário brasileiro). Seria a tal 'caixa-preta' a que fez referência há algum o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (o Lula), o motivo de não mexer muito senão tal 'caixa' poderia ser 'aberta'?
Curioso é que o próprio Lula, a época - deste vergonhoso acontecimento - em viagem à Argentina, tenha afirmado que o que aconteceu 'foi apenas um simples desentendimento entre duas pessoas que em algum momento discordam de algo'. Seria somente isso mesmo, ou há coisas 'estranhas' que o Presidente preferiu não mais se envolver ou comentar como seria, talvez, o caso da tão famosa 'caixa-preta do judiciário'?
Eis mais um mistério deste País, sem elucidação ou sem explicação convincente!
E quanto aos 'capangas' do ministro Gilmar Mendes, como declarou o ministro Joaquim Barbosa. Seria o ministro Gilmar Mendes um 'chefe de quadrilha' ou afim? Tem a palavra o ministro Joaquim Barbosa, para que explique o significado sobre os 'capangas do Mato-Grosso' do ministro Gilmar Mendes, que também precisa dá satisfação a sociedade brasileira sobre este 'bate-boca'...
Nós brasileiros temos o direito de saber o que estar acontecendo nos e com os poderes públicos!
Classifico este péssimo episódio como de extrema gravidade, gravíssimo além de vergonhoso ou deplorável.

"STF cancela sessão após bate-boca entre ministros" (Jornal Hoje, de 23/04/2009)

O Supremo Tribunal Federal cancelou a sessão desta quinta-feira por causa de discussão entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa.
O bate-boca começou no momento em que o Supremo julgava quando deve entrar em vigor a decisão que tirou os funcionários de cartórios no Paraná do regime de previdência do estado. Acompanhe no vídeo como foi a discussão entre os ministros.

O ministro Joaquim Barbosa reclama que o assunto não tinha sido bem debatido.

JB - Eu acho que o segundo caso prova muito bem a justeza da sua tese. Mas a sua tese ela deveria ter sido exposta em pratos limpos. Nós deveríamos estar discutindo...
GM - Ela foi exposta em pratos limpos. Eu não sonego informação. Vossa Excelência me respeite. Foi apontada em pratos limpos.
JB - Não se discutiu a lei.
GM - Se discutiu claramente.
JB - Não se discutiu.
GM - Se discutiu claramente e eu trouxe razão. Vossa Excelência... Talvez Vossa Excelência esteja faltando às sessões.
JB - Eu não estou.
GM - Tanto é que Vossa Excelência não tinha votado. Vossa Excelência faltou a sessão.
JB - Eu estava de licença, ministro.
GM - Vossa Excelência falta a sessão e depois vem.
JB - Eu estava de licença. Vossa Excelência não leu aí. Eu estava de licença do tribunal.

Outros ministros passaram a falar sobre a ação. Mas pouco depois, a discussão entre os dois recomeçou.

Mendes - se vossa excelência julga por classe, esse é um argumento.
Barbosa - eu sou atento às conseqüências da minha decisão, das minhas decisões. Só isso.
Mendes - vossa excelência não tem condições de dar lição a ninguém.
Barbosa - e nem vossa excelência. Vossa excelência me respeite, vossa excelência não tem condição alguma. Vossa excelência está destruindo a justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim? Saia a rua, ministro Gilmar. Saia a rua, faz o que eu faço.
Britto - ministro Joaquim, nós já superamos essa discussão com o meu pedido de vista.
Barbosa - Vossa excelência não nenhuma condição.
Mendes - eu estou na rua, ministro Joaquim.
Barbosa - vossa excelência não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso.
Britto - ministro Joaquim, vamos ponderar.
Barbosa - vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite!
Mendes - ministro Joaquim, vossa excelência me respeite.
Marco Aurélio - presidente, vamos encerrar a sessão?
Barbosa - Digo a mesma coisa.
Marco Aurélio - eu creio que a discussão está descambando para um campo que não se coaduna com a liturgia do Supremo.

Nós conversamos por telefone com o ministro Joaquim Barboza que preferiu não vai se pronunciar. Ele pretende trabalhar normalmente hoje. Já o ministro Gilmar Mendes esteve na Câmara dos deputados falar sobre o pacto republicano firmado entre os três poderes e disse que não existe crise no supremo tribunal federal.

“Não há crise. Não há arranhão. O tribunal, os senhores sabem, tem trabalhado muito bem. Nós temos tido resultados expressivos. Os senhores podem avaliar: a imagem do judiciário é a melhor possível”, comenta Ministro Gilmar Mendes, presidente do STF.

Depois do incidente, oito dos 11 ministros do Supremo se reuniram durante três horas. Eles chegaram até a discutir a possibilidade de uma advertência ao ministro Joaquim Barbosa, mas preferiram uma saída diplomática. Divulgaram uma nota de apoio ao presidente Gilmar Mendes na qual lamentam o episódio e reafirmam a confiança e o respeito pelo presidente.

Assista o vídeo da reportagem do Jornal Nacional, TV Globo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...