Pular para o conteúdo principal

Não esqueçamos nunca este evento: Gilmar Mendes x Joaquim Barbosa (STF).

De Joranation.

Há algum tempo, em 22 de abril deste ano (dia do 'Descobrimento do Brasil'), que ocorreu no Supremo Tribunal Federal (STF, maior instância do judiciário brasileiro) um 'bate-boca' entre ministros (Gilmar Mendes x Joaquim Barbosa) daquela casa, porém logo sugiram os 'bombeiros' ou a 'turma do deixa disso' e abafaram o caso.
Por que nas instâncias superiores deste País há sempre acontecimentos 'estranhos' e de repercussão até internacional e não demora muito o assunto é 'esquecido', 'abafado'?
As declarações ou trocas de 'farpas' de ambos os ministros são graves e merecedoras de investigações, para que se apure o que realmente há por trás da estrura do STF (diga-se, a mais alta côrte do judiciário brasileiro). Seria a tal 'caixa-preta' a que fez referência há algum o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (o Lula), o motivo de não mexer muito senão tal 'caixa' poderia ser 'aberta'?
Curioso é que o próprio Lula, a época - deste vergonhoso acontecimento - em viagem à Argentina, tenha afirmado que o que aconteceu 'foi apenas um simples desentendimento entre duas pessoas que em algum momento discordam de algo'. Seria somente isso mesmo, ou há coisas 'estranhas' que o Presidente preferiu não mais se envolver ou comentar como seria, talvez, o caso da tão famosa 'caixa-preta do judiciário'?
Eis mais um mistério deste País, sem elucidação ou sem explicação convincente!
E quanto aos 'capangas' do ministro Gilmar Mendes, como declarou o ministro Joaquim Barbosa. Seria o ministro Gilmar Mendes um 'chefe de quadrilha' ou afim? Tem a palavra o ministro Joaquim Barbosa, para que explique o significado sobre os 'capangas do Mato-Grosso' do ministro Gilmar Mendes, que também precisa dá satisfação a sociedade brasileira sobre este 'bate-boca'...
Nós brasileiros temos o direito de saber o que estar acontecendo nos e com os poderes públicos!
Classifico este péssimo episódio como de extrema gravidade, gravíssimo além de vergonhoso ou deplorável.

"STF cancela sessão após bate-boca entre ministros" (Jornal Hoje, de 23/04/2009)

O Supremo Tribunal Federal cancelou a sessão desta quinta-feira por causa de discussão entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa.
O bate-boca começou no momento em que o Supremo julgava quando deve entrar em vigor a decisão que tirou os funcionários de cartórios no Paraná do regime de previdência do estado. Acompanhe no vídeo como foi a discussão entre os ministros.

O ministro Joaquim Barbosa reclama que o assunto não tinha sido bem debatido.

JB - Eu acho que o segundo caso prova muito bem a justeza da sua tese. Mas a sua tese ela deveria ter sido exposta em pratos limpos. Nós deveríamos estar discutindo...
GM - Ela foi exposta em pratos limpos. Eu não sonego informação. Vossa Excelência me respeite. Foi apontada em pratos limpos.
JB - Não se discutiu a lei.
GM - Se discutiu claramente.
JB - Não se discutiu.
GM - Se discutiu claramente e eu trouxe razão. Vossa Excelência... Talvez Vossa Excelência esteja faltando às sessões.
JB - Eu não estou.
GM - Tanto é que Vossa Excelência não tinha votado. Vossa Excelência faltou a sessão.
JB - Eu estava de licença, ministro.
GM - Vossa Excelência falta a sessão e depois vem.
JB - Eu estava de licença. Vossa Excelência não leu aí. Eu estava de licença do tribunal.

Outros ministros passaram a falar sobre a ação. Mas pouco depois, a discussão entre os dois recomeçou.

Mendes - se vossa excelência julga por classe, esse é um argumento.
Barbosa - eu sou atento às conseqüências da minha decisão, das minhas decisões. Só isso.
Mendes - vossa excelência não tem condições de dar lição a ninguém.
Barbosa - e nem vossa excelência. Vossa excelência me respeite, vossa excelência não tem condição alguma. Vossa excelência está destruindo a justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim? Saia a rua, ministro Gilmar. Saia a rua, faz o que eu faço.
Britto - ministro Joaquim, nós já superamos essa discussão com o meu pedido de vista.
Barbosa - Vossa excelência não nenhuma condição.
Mendes - eu estou na rua, ministro Joaquim.
Barbosa - vossa excelência não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso.
Britto - ministro Joaquim, vamos ponderar.
Barbosa - vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite!
Mendes - ministro Joaquim, vossa excelência me respeite.
Marco Aurélio - presidente, vamos encerrar a sessão?
Barbosa - Digo a mesma coisa.
Marco Aurélio - eu creio que a discussão está descambando para um campo que não se coaduna com a liturgia do Supremo.

Nós conversamos por telefone com o ministro Joaquim Barboza que preferiu não vai se pronunciar. Ele pretende trabalhar normalmente hoje. Já o ministro Gilmar Mendes esteve na Câmara dos deputados falar sobre o pacto republicano firmado entre os três poderes e disse que não existe crise no supremo tribunal federal.

“Não há crise. Não há arranhão. O tribunal, os senhores sabem, tem trabalhado muito bem. Nós temos tido resultados expressivos. Os senhores podem avaliar: a imagem do judiciário é a melhor possível”, comenta Ministro Gilmar Mendes, presidente do STF.

Depois do incidente, oito dos 11 ministros do Supremo se reuniram durante três horas. Eles chegaram até a discutir a possibilidade de uma advertência ao ministro Joaquim Barbosa, mas preferiram uma saída diplomática. Divulgaram uma nota de apoio ao presidente Gilmar Mendes na qual lamentam o episódio e reafirmam a confiança e o respeito pelo presidente.

Assista o vídeo da reportagem do Jornal Nacional, TV Globo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar