Pular para o conteúdo principal

Fiesp entrega ao TCU representação contra a renovação das concessões

São Paulo, 26 de Julho de 2011


Federação das indústrias argumenta que novas licitações irão gerar economia ao consumidor
Por Paulo Silva Junior

Crédito: Fiesp Skaf vê tarifas mais baratas com novos leilões
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, entregou na tarde desta terça-feira (26/07), na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, uma representação contra a renovação das concessões do setor elétrico. O executivo defende uma nova licitação das usinas cujos contratos vencem nos próximos anos, começando em 2015.
No mês passado, Skaf já havia entregado ao TCU um documento com um estudo onde a Fiesp aponta que a realização de novos leilões dessas usinas poderia gerar uma economia de R$904 bilhões ao longo de 20 anos.
Pelo levantamento da indústria paulista, a realização de licitações deixaria as tarifas desses empreendimentos 80% menores do que as praticadas hoje, beneficiando os consumidores com R$30 bilhões anuais.
Em debate realizado em São Paulo na semana passada, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, garantiu que qualquer decisão tomada pelo governo levará a redução de tarifas, e que, para o cliente final, haverá pouca ou nenhuma diferença entre as opções - novas licitações ou renovação das atuais concessões.

Fonte: Jornal da Energia (http://www.jornaldaenergia.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au...

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar...