Pular para o conteúdo principal

Protegendo os implantes médicos do ataque dos hackers

05/07/2011 
Redação do Diário da Saúde

Embora possa parecer mais razoável que cada implante tenha seu próprio sistema de segurança, os estudos não apontam nessa direção.[Imagem: MIT] 

Protegendo os implantes médicos do ataque dos hackers
Hackers da saúde
Milhões de pessoas recebem todos os anos dispositivos médicos implantáveis, de marca-passos e desfibriladores a estimuladores cerebrais e bombeadores automáticos de medicamentos ou insulina.
A maioria desses aparelhos já está sendo fabricada com o recurso de comunicação wireless, para que os médicos possam monitorar os sinais vitais dos pacientes ou rever programas de tratamento por meio do computador do consultório.

Pesquisas recentes mostraram que isso deixa os dispositivos vulneráveis a ataques maliciosos, assim como os computadores estão sujeitos a ataques de hackers.
No pior cenário, um invasor poderia matar uma vítima enviando ao implante instruções para que ele dispare doses letais de medicamentos ou de eletricidade.

Escudo da saúde
Agora, pesquisadores da universidade e do instituto de tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, criaram um novo sistema para impedir esses ataques.
O sistema usa um segundo transmissor de sinais para interferir com os sinais não autorizados na frequência de funcionamento do implante, permitindo que somente usuários autorizados comuniquem-se com ele.
Os engenheiros preveem que o transmissor de interferência - que eles chamam de escudo - será pequeno o suficiente para ser usado como um colar ou um relógio.
Um dispositivo autorizado a acessar o implante manda as instruções criptografadas para o escudo, que as decodifica e retransmite para o implante.

Segurança externa
Embora possa parecer mais razoável que cada implante tenha seu próprio sistema de segurança, os estudos não apontam nessa direção.
Em primeiro lugar, colocar a criptografia em um transmissor secundário permitirá que ele funcione com os implantes já existentes, que não possuem recursos de proteção.
E Dina Katabi, responsável pelo desenvolvimento, defende que o uso de um escudo externo fará mais sentido mesmo para os aparelhos do futuro.
"É difícil colocar [a criptografia] nesses dispositivos," diz ela. "Muitos desses aparelhos são realmente pequenos, isso por razões de potência e de formato, não fazendo sentido colocar [a criptografia] neles."
Finalmente, Katabi destaca que a colocação do sistema de segurança diretamente no implante pode ser perigoso: em caso de emergência, os médicos podem precisar se comunicar com o implante de um paciente incapacitado, para recuperar os dados ou enviar novas instruções.
Recuperar uma chave de criptografia com o médico do paciente pode introduzir atrasos fatais no atendimento.
Com o novo sistema, o profissional precisa simplesmente remover o escudo e afastá-lo do paciente e ele deixará de interferir com a transmissão.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=implantes-medicos-ataque-hackers&id=6661&nl=nlds

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au...

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar...