Pular para o conteúdo principal

Administração Pública, Ética e Moral: o que são?

"Constatamos que a corrupção administrativa tem corroído a credibilidade da Administração Pública Federal." O que é Ética? O que é Moral?

A constatação da corrupção no seio administrativo além de corroer a credibilidade da Administração Pública Federal também agride cada cidadão que trabalha honestamente para se manter e manter a sua família e ter que engolir tamanha afronta como que forçadamente, acintosamente ou covardemente e debochada. Tamanha a segurança da impunidade ou de penas brandíssimas, que os corruptos riem da nossa e na nossa cara...

Vão e voltam estão envolvidos aqui ou acolá em corrupções, porém o resultado é praticamente o mesmo: impunidade! Um jeitinho aqui, outro acolá e tudo fica como era na base da camaradagem.

Quantos casos de políticos e funcionários públicos envolvidos em corrupção e pouco ou quase nada fora feito ou sofrido penas por tais delinqüentes. Um juiz que desvia verbas das obras de um tribunal em São Paulo (SP); o político que recebe dinheiro em espécie em Brasília (DF), em São Paulo (SP), em todos os lugares deste País. O funcionário público que aceita propina para facilitar assuntos burocráticos e afins. "Isto é uma vergonha!" Um descaramento, cinismo elevado a máxima potência!

Uma nação em que na música, nas artes cênicas, nas artes plásticas, nos poemas, enfim, na cultura está enraizada a tal da "corrupção". Tem numa letra de uma música ("Meu País", de OrlandoTejo/Gilvan Chaves/Livardo Alves), interpretada com grande maestria pelo cantor/compositor Zé Ramalho, que diz num trecho: "[...] Tô vendo tudo, tô vendo tudo, mas fico calado, faz de conta que sou mudo... Calado! Mas tô vendo tudo![...]" (http://www.letras.com.br/ze-ramalho/meu-pais).Visite este link e confira a letra na integra. Vale a pena!

Assim, no nosso contexto brasileiro, defino Ética como algo que todo mundo espera dos outros, porém de si não! A Moral também é outra "sem vergonha", "desmoralizada" e "depravada", pois se vendeu e se corrompeu.


Atenciosamente.

---
Joran Tenório, Joranation®

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au...

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar...