Pular para o conteúdo principal

Administração Pública, Ética e Moral: o que são?

"Constatamos que a corrupção administrativa tem corroído a credibilidade da Administração Pública Federal." O que é Ética? O que é Moral?

A constatação da corrupção no seio administrativo além de corroer a credibilidade da Administração Pública Federal também agride cada cidadão que trabalha honestamente para se manter e manter a sua família e ter que engolir tamanha afronta como que forçadamente, acintosamente ou covardemente e debochada. Tamanha a segurança da impunidade ou de penas brandíssimas, que os corruptos riem da nossa e na nossa cara...

Vão e voltam estão envolvidos aqui ou acolá em corrupções, porém o resultado é praticamente o mesmo: impunidade! Um jeitinho aqui, outro acolá e tudo fica como era na base da camaradagem.

Quantos casos de políticos e funcionários públicos envolvidos em corrupção e pouco ou quase nada fora feito ou sofrido penas por tais delinqüentes. Um juiz que desvia verbas das obras de um tribunal em São Paulo (SP); o político que recebe dinheiro em espécie em Brasília (DF), em São Paulo (SP), em todos os lugares deste País. O funcionário público que aceita propina para facilitar assuntos burocráticos e afins. "Isto é uma vergonha!" Um descaramento, cinismo elevado a máxima potência!

Uma nação em que na música, nas artes cênicas, nas artes plásticas, nos poemas, enfim, na cultura está enraizada a tal da "corrupção". Tem numa letra de uma música ("Meu País", de OrlandoTejo/Gilvan Chaves/Livardo Alves), interpretada com grande maestria pelo cantor/compositor Zé Ramalho, que diz num trecho: "[...] Tô vendo tudo, tô vendo tudo, mas fico calado, faz de conta que sou mudo... Calado! Mas tô vendo tudo![...]" (http://www.letras.com.br/ze-ramalho/meu-pais).Visite este link e confira a letra na integra. Vale a pena!

Assim, no nosso contexto brasileiro, defino Ética como algo que todo mundo espera dos outros, porém de si não! A Moral também é outra "sem vergonha", "desmoralizada" e "depravada", pois se vendeu e se corrompeu.


Atenciosamente.

---
Joran Tenório, Joranation®

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

Direção embriagada - 13/09/2009

De Joranation Assistindo o programa Fantástico, da TV Globo, hoje, 13/09, veio a baile a questão da 'embriaguez ao volante', e que muito se fala sobre o dever ou não do 'embriagado' fazer ou não o teste do bafômetro ou outro em que a 'autoridade de trânsito' deseje provar (seria mais prudente afirmar 'constatar a suspeita') a esperada (e as vezes até desejada) embriaguez. Antemão, como foi tratado na matéria, também sou a favor de que o ônus da prova é de quem acusa ou deseja provar que um indivíduo qualquer estava dirigindo embriagado. Outrossim, considero desnecessário este carnaval, esta farra que se faz sob a égide de 'campanha de educação no trânsito' ou afim com medidas puramente 'impossitivas' e que na maioria sempre violam direitos fundamentais garantidos pela nossa Carta Magna, de 1988. Seria muito mais simples resolver tudo aplicando a Lei adequadamente e com rigor. E rigor para todos, independemente da posição social, econômica...

Dicas 'plásticas' - MSN Verde - 11/07/2009

Os plásticos são classificados de acordo com um código numérico que vai de 1 a 7 e representa o tipo de resina utilizada em sua fabricação. Este número é  geralmente impresso no fundo da embalagem, dentro do triângulo que é o símbolo de reciclagem. Vá para as próximas fotos para conhecer os diferentes tipos de plásticos e saber quais você deve evitar. SÃO OK: .Plásticos tipo 1 - garrafas PET. As garrafas PET são bem aceitas nos postos de reciclagem, mas é melhor não reaproveitá-las em casa: este tipo de plástico é poroso e retém cheiro e bactérias. MELHOR OPÇÃO . Plásticos tipo 2 - embalagens de detergentes líquidos e de xampu; . Plásticos tipo 4 - sacolas de compras; . Plásticos tipo 5 - embalagens de iogurte. São os melhores plásticos porque não contaminam a comida com químicos e geralmente são recicláveis. EVITE . Plásticos tipo 3 (PVC) - embalagens de óleo de cozinha, canos; . Plásticos tipo 6 - copos descartáveis; . Plástico tipo 7 - garrafas e mamadeiras para be...