Pular para o conteúdo principal

"Era ditatorial" (1964-1985) no Brasil e seus "heróis".


 Por Joran Tenório da Silva*

Acerca do assunto fiz o comentário que se segue num fórum de debates do Curso de Bacharelado em Administração Pública da UFAL/FEAC.

"Muita gente pagou caro" e ainda se paga muitíssimo caro por tudo isso. São conseqüências que marcaram e marcam até então as nossas vidas.
Eu, particularmente, sou um exemplo disso, pois infelizmente tive a"sorte" de nascer neste "País" (como tantos outros da minha geração) exatamente no auge da "Era Ditatorial". Portanto, sou um dos tantos que sofreram e sofrem na pele a "violência" que fora aquele período de "mordaças", e que ainda há fortes "ranços" no seio social e político brasileiro.

Em suma: ainda não nos libertamos da "Ditadura", e os exemplos correm abertamente por aí nas escolas, nas igrejas, nas ruas, nas empresas, nos órgãos públicos, nas TVs e afins. Somos vítimas da "Ditadura", e não anistiados! Ao passo que muitos "anistiados", que estiveram ausentes do País como vítimas em muito foram beneficiados e até indenizados com o "dinheiro público". São esses os "heróis brasileiros", legítimas vítimas da "Ditadura Militar"? Preciso que apareça algum dos tantos "anistiados", os nossos eternos "heróis", que tenham sofrido mais as conseqüências da "Ditadura" que os que aqui continuaram (ou que continuam por ai a fora), sem nunca ter deixado este País? Há exceções, é claro, mas a maioria destas não viveram ou foram esquecidos. Eles, "os anistiados", seguiram o que os militares os incentivaram com suas celebres frases: "Brasil: Ame-o ou deixe-o". Eles, a maioria dos anistiados, "deixaram", mas depois voltaram como se "heróis" fossem. E nós que aqui estivemos até então continuamos sendo explorados e humilhados por muitos destes mesmos ditos ou feitos "heróis".

Eu, particularmente, desconfio de quaisquer "heróis" que hoje figuram na cena política ou social deste País, pois o capitalismo e os interesses pessoais e partidários ou políticos foram sobremaneira valorizados em detrimento dos interesses coletivos e sociais. As conseqüências para a maioria do povo estão por aí, em todos os cantos deste Brasil: violência, desemprego, subempregos, analfabetismo, assédios, corrupção ativa e passiva, perseguições políticas e afins, humilhações, saúde sucateada, infraestrutura de transporte precária, habitação (direitos fundamentais foram e são "violentados" pelo próprio Estado, através dos seus diversos órgãos ou agentes), e tantos outros.

Muitas vezes vejo a "Constituição Federal", de 1988, como uma tentativa de apagar ou "legalizar" os desmandos políticos e institucionais praticados nos anos da "cortina de ferro" da "Era Ditatorial". Muita gente enriqueceu ilicitamente, covardemente, e muitos continuam a acumular riquezas como que num "passe de mágica" até então.

Na verdade, a dita "Era Ditatorial", para mim, não teve início em 1964 (Séc.XX), como apregoam os estudiosos do assunto. Ela teve início desde que o Império Português aqui aportou, ou seja, desde Colônia que éramos: Estávamos sob regime de ditadura! E prova disso é que a Primeira (1ª) Constituição do Brasil Imperial fora "outorgada".

Parece-me que somos vítimas da nossa omissão, do conformismo, do comodismo "representativo", enfim, de uma "democracia" ditada ou outorgada até então!


(*) Bacharelando do curso de Administração Pública - UFAL/FEAC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar