Pular para o conteúdo principal

Degradação profissional e social... - 21/08/2009

O que se pode ler nos textos legais sugeridos através dos links/vínculos abaixo são no mínimo revoltantes aos profissionais concursados e legalmente habilitados nos seus respectivos conselhos profissionais e detentores de cargos/funções públicas na administração federal direta ou indireta.
O que prescrevem os textos legais e os fatos são uma 'contra-mão' em muitos dos entes estatais, especialmente em empresas de economia mista, como é o caso da que atualmente laboro.
Veja ou leia, e se indigne, ao ver que as leis existem, mas a cultura pela 'corrupção' e pela 'violência' aos direitos dos trabalhadores e profissionais são uma constante no dia-a-dia deste País e que, infelizmente, não é exclusividade de empresas ou entidades privadas: o próprio Estado Brasileiro, através de seus diversos entes, viola leis e afins.
a. Decreto 1.171/1994
b. Decreto 6.029/2007
c. Lei 5.524/1968

Desde a omissão, a indiferença até o cinismo de se cometer ameaças/intimidações veladas diretas e indiretas, por parte de pessoas incompetentes e irresponsáveis que detêm cargos de chefias e afins, e até de muitos que não dispõem de tais cargos, mas se valem de intimidades com tais detentores, para gozar de alguma vantagem traduzida em 'o meu peixe é forte' ou 'o meu QI - quem indica - é alto'... Até uma promoção por 'merecimento' depende disso, e recentemente ouvi, durante um expediente, de uma pessoa próxima de chefia as seguintes afirmações: 'Ah, meu caro, aqui pra se dá bem tem que ser puxa-saco do chefe e cair na graça dele'. E continuou: 'Esses são os dois primeiros mandamentos de dez (10) pra começar a se dar bem e consegui projeção no serviço bem como regalias.' Ainda completou: 'Se não for assim, é praticamente impossível você conseguir alguma coisa aqui, além de ser sempre discriminado em tudo'.

De fato, tenho sido preterido em tudo e por tudo. Até punição indevida já sofri: tanto direta quanto indireta. Porém o que fiz e o que tenho feito pela qualidade do serviço melhor e de um ambiente melhor nada disso é visto e respeitado, mas apenas criticado de forma como a seguir: 'Você só quer ser o gostosão daqui', afirmou colericamente um colega que tentara me intimidar com a sua atuação medíocre e subserviente - além de ilegal - que todos conhecem no desempenho de suas funções. Outros tentara me intimidar com armas, com palavras, com ameaças e afins e sempre são contidos pela 'chefia'... Um até chegou a afirmar que continuaria a fumar no ambiente fechado do trabalho, porque o próprio 'chefe' fumara...

Infelizmente, a cultura do 'antigo' achar que tem privilégios sobre os 'calouros' é uma prática constante, e inclusive estimulada pela própria empresa ao dá mais atenção e merecimentos aos tais. E é neste contexto que peca não só a 'chefia' imediata ou mais próxima, mas toda a empresa ao permitir tal cultura como normal. Porém, para uns e para outros não! São 'dois pesos e uma medida'. Esta é a realidade do emprego público brasileiro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au...

LEI FEDERAL Nº 13.639/2018: Uma rapida análise desanimadora acerca da criação dos conselhos profissionais dos técnicos industriais e agrícolas.

Por Joran Tenório da SILVA Ao longo de várias décadas os técnicos industriais e agrícolas estiveram vinculados ao Sistema CONFEA/CREA (Registros profissionais, Anotações de responsabilidades técnicas, Acervos técnicos, Anuidades, Fiscalizações do exercício profissional, Multas, Penalidades, Etc.). Eis que neste ano de 2018, no dia 26 de março, a Lei Federal n° 13.639, que autoriza a criação e manutenção dos conselhos federal e regionais ou estaduais foi sancionada pelo Presidente da República... Pergunta-se: Ao longo da história da vinculação dos profissionais técnicos industriais e agrícolas ao Sistema CONFEA/CREA foi sentido ou vivido alguma melhoria ou valorização profissional dessas categorias técnicas? :( Resposta: Claro que não! Os profissionais técnicos apenas foram submetidos aos abusos e exploraçoes das categorias dominantes desse Sistema: engenheiros, agrônomos e arquitetos. O suado esforço dos técnicos nunca foi respeitado ou valorizado por esse Sistema, que apenas os e...

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar...