Pular para o conteúdo principal

Explosão em fábrica de biodiesel em Cuiabá

Quinta, 20 agosto 2009 . Diário de Cuiabá


Fogo na empresa Cooperbio deixou três funcionários feridos. Corpo de Bombeiros manda 4 veículos para controlar o fogo.
Uma explosão em um contêiner da empresa Cooperbio – Cooperativa de Biocombustível, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, deixou três funcionários feridos, um deles em estado grave, na tarde de ontem (19).
O ajudante de produção Valdir Dias Alves, 33, teve o corpo todo queimado pela substância, em alta temperatura, presente no contêiner. Ele foi encaminhado para o Pronto-socorro Municipal de Cuiabá e se encontra na UTI desde o início da noite de ontem. De acordo com funcionários da empresa que prestavam assistência às famílias das vítimas, parte da pele dos braços e da virilha de Valdir teve de ser cortada para que o tecido celular pudesse respirar melhor. Além disso, segundo funcionários da Cooperbio, o ajudante de produção apresentou queimaduras na boca, e o pulmão provavelmente foi comprometido. Os médicos ainda não souberam avaliar o quanto.
O supervisor de mecânica, Paulo Roberto Borges Rodrigues, 45, também foi encaminhado ao Pronto-socorro, mas teve apenas suspeita de infecção por conta da alta quantidade de material tóxico que inalou na explosão. Até o fechamento desta edição a informação dos médicos era de que ele passava bem. O contêiner continha uma substância catalisadora à base de hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica; amônia e metanol, substância alcoólica e inflamável. As informações são do segundo tenente dos Bombeiros Weber Domingos Batista Júnior, responsável pela ocorrência. “A explosão provavelmente ocorreu em função de um curto-circuito na parte elétrica desse equipamento”, explicou o tenente.
O supervisor de manutenção, Hugo César Silva, estava no galpão de fabricação de catalisadores junto de outros 20 funcionários no momento da explosão. Teve apenas tontura com a inalação do material tóxico. “Na hora em que explodiu, correu todo mundo. A gente é treinado para o perigo, por isso, não tive tanto medo”, disse. Na pressa, ele não viu a situação do colega, que estava junto ao contêiner. De acordo com o tenente Weber, o equipamento ficou em chamas. “Tivemos de quebrar a parede para melhor controlar o fogo”. A primeira equipe de controle de incêndio chegou ao local com menos de 20 minutos. Entretanto, foram necessários outros quatro carros para controlar as chamas. “Não utilizamos o caminhão de reservatório de água porque eles tinham reservatório próprio”.
Hugo confirmou que os equipamentos de primeiros socorros, disponibilizados pela empresa, foram prontamente utilizados. O projeto de prevenção e combate a incêndio da empresa estava em dia, segundo averiguação do Corpo de Bombeiros. “A máquina catalisadora foi comprada de terceiros e a manutenção também era feita por eles. Nós não tínhamos acesso ao funcionamento interno dela”, explicou Hugo Silva.
Hoje (20) a perícia técnica da Polícia Civil e a Defesa Civil deverão comparecer ao local para levantar informações sobre as causas do acidente e orientar sobre a finalidade do líquido tóxico, presente no local.

+Infelizmente, mas um dos operários foi a óbito: Morre trabalhador ferido em explosão em usina de Cuiabá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar