Pular para o conteúdo principal

Brasil: Administração Pública e Corrupção

Por Joran Tenório da SILVA (FEAC/UFAL)
A "corrupção na Administração Pública" tenho a dizer que este não é um tema novo e nem exclusivo do nosso País. Porém, as pessoas convivem com estas questões de maneira preocupante, pois se tem a sensação de que tal é comum; normal. Está inserida na cultura do nosso País e não há grande interesse em mudar esta realidade, embora muito tenha melhorado nos últimos anos, mas ainda é tímido perante a grandeza da questão.
Temos que lembrar ainda da corrupção política - para muitos a raiz de todos os males - e esta contamina as administrações públicas (Federal, estaduais e municipais) diretas e indiretas. É comum que os detentores de cargos políticos tenham o privilégio de indicar ao seu interesse muitos dos gestores ou administradores de órgãos ou entidades públicas, e nas quais sempre prevalecerá o interesse político e partidário, e isso já é comum e abertamente tratado nos meios de comunicação de massa sem qualquer constrangimento.
A subserviência, a apropriação da coisa pública como bem particular ainda é uma realidade bem próxima e culturalmente aceita como normal. O bem público se confunde com o bem privado de determinados indivíduos que dominam a cena política através de seus mandatos ou cargos de indicação. Uma realidade encarada pela maioria como natural, mas nem sempre aceita como moralmente correta.
Nos dias atuais uma bandeira que tem sido bastante tremulada por todos é a denominada "Ética". Esta que tantos falam e defendem, mas nem sempre as praticam com zelo e coerência.
Os cinco pilares da Administração Pública estão claramente elucidados na nossa Constituição Federal, de 1988, a saber: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (LIMPE). Porém, temos visto que não é nada fácil que isso efetivamente se caracterize devido as mazelas culturais arraigadas no DNA desta Nação.
O nosso mestre Rui Barbosa em seu tempo, nos idos do início do século XX, já se constrangia "De tanto ver triunfar as nulidades... De tanto ver prosperar a desonra... De tanto ver crescer a injustiça... De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus... O homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto".
Estamos em pleno século XXI e as palavras de Rui Barbosa soam tão atuais, que nem parece que ele escreveu isso há quase um século. Isto me leva a crê que ao invés de evoluirmos estamos "involuindo"!
Sim, a minha assertiva sobre corrupção é que ela faz parte de nossas vidas, e tem sido considerada como algo banal, e, em muitos casos, até justificável quando ouço pessoas afirmarem que o político ou administrador público X ou Y "rouba, mas trabalha". Daí entendo que tanto ética quanto moral foram pro lixo.
Há nas composições do nosso eterno Luiz Gonzaga uma música que fala sobre uma certa situação de esmola, conforme trecho a seguir: "Mas doutor, uma esmola, pra um homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vicia o cidadão…" (Vozes da seca, de Luiz Gonzaga do Nascimento e José de Souza Dantas Filho).
Um certo crítico, NERI P. CARNEIRO, considera a "esmola" uma das piores invenções humanas e que o Cristianismo colaborou... Que "o problema da esmola: não ajuda a superar a situação, mas a alimenta; é um instrumento de manutenção da situação de iniqüidade." (https://www.webartigos.com/artigos/esmola/4367, visitado em 24/02/2011).
Este trecho da música do Luiz Gonzaga bem como o artigo sobre a "esmola", do link acima, demonstram um pouco sobre o porquê a nossa sociedade possui comportamento que muitas vezes é paradoxal ou contrário a ética e a moral.
Nos dias atuais é tão comum vermos "vermes" ou "punhos de sêda" e "acima de quaisquer suspeitas" serem homenageados ou bajulados pelo fato de estarem ocupando posições privilegiadas as quais deveriam ser ocupadas por pessoas ilibadas e dotadas dos princípios norteadores da Adminstração Pública como principais objetivos.
Lamentável, mas a corrupção aniquila a vergonha, a dignidade, a honra, a moral, enfim, a ética.

Atenciosamente.
---
Joran Tenório (Joranation)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Aspartame causa demência!' - Mais Você - TV Globo - 07/07/2009

(Médica declarou no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, TV Globo) Hoje, terça-feira, 07/07/2009, uma declaração da médica Dra. Ana Cristina Barreira (especializada em medicina ortomolecular), no programa da Ana Maria Braga, o Mais Você, me chamou a atenção para duas situações: a. 'Aspartame causa demência', e; b. Água mineral de garrafas plásticas pode conter substâncias tóxicas cancerígenas. Bem, classifiquei o assunto assim para facilitar a compreensão. Veja: a. Aspartame causa demência: esta questão é oportuna e cabe discussão, haja vista tal substancia ser proibida em alguns países. Segundo a médica no programa Mais Você, o Aspartame ao entrar na corrente sanguínea, e equalizado a temperatura do sangue, se transforma em substância 'tóxica' que causa demência, ou seja, diminui os reflexos ou a sensibilidade... Outrossim, também já ouvi que tal aspartame degrada o sistema nervoso, e, consequentemente, pode desencadear várias doenças ou enfermidades... Penso que

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA?

COMO APROVEITAR MELHOR A ENERGIA ELÉTRICA? [1] Joran Tenório da Silva* Foto do autor. Resumo Entre julho de 2001 até março de 2002 houve o maior racionamento de energia elétrica no Brasil até então visto, entretanto, de lá pra cá sobraram aumentos nas tarifas e novas taxas para os usuários, advindo à necessidade destes se manterem sempre alertas ao consumo elétrico das suas residências e/ou dos seus estabelecimentos, comerciais ou profissionais, etc. Este artigo apresenta algumas maneiras simples e eficazes para ajudar a economizar energia elétrica, doravante seja necessário que os usuários assumam políticas comportamentais quanto aos seus hábitos de consumo, e sendo importante considerar que qualquer uso desnecessário da eletricidade, por mínimo quer seja, sempre será desperdício e, portanto, acréscimo à conta. Palavras-chave: energia elétrica, uso, comportamento, consumo. Leia o artigo na integra clicando aqui . [1] Publicado originalmente, do mesmo au

MÚSICA PERNAMBUCANA PERDE UM DE SEUS MAIORES EXPOENTES

A música brasileira fica mais pobre com a partida do cantor e compositor João Silva. Ontem, 06/12, o seu corpo foi encontrado no apartamento onde residia no Bairro de Boa Vigem, na capital Pernambucana. João Leocádio da Silva, natural do distrito das Caraíbas, iniciou-se musicalmente em Arcoverde, de onde migrou para o Sudeste e ali construiu uma exitosa carreira, que o coloca como um dos compositores brasileiros mais gravados. Para se ter uma idéia, a sua canção "Prá não Morrer de Tristeza", conhecida como o hino da boemia brasileira, é um hit que recebeu inúmeras gravações, desde artistas da região até o festejado Ney Matogrosso. Mas o maior mérito de Seu João é ter sido o compositor mais gravado por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. João Silva em 2012 foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Arcoverde com a Medalha de Honra ao Mérito Cardeal Arcoverde, pelo valor que representa para a cultura da nossa cidade, ano em que foi homenageado no São João ar